Artes Marciais: Judô, Taekwondo, Ju Jitsu e Muay Thai

A prática de artes marciais contribui decisivamente para o desenvolvimento psicomotor de crianças já a partir dos três anos de idade. Mas qual arte marcial escolher?

O judô foi fundado por Jigoro Kano, em 1882, no Japão, para de ser uma arte marcial que não tendesse para uma modalidade de combate. Já o taekwondo é de origem coreana e significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. Por sua vez, o Ju-jitsu, acredita-se que tenha começado na Índia, há 2.500 anos, mas foi nas escolas de samurais japonesas que foi aprimorado e passou a ser aplicado em situações de combate e batalhas. Finalmente, o Muay Thai surge como uma técnica de defesa e de guerra desenvolvida pelos tailandeses e é conhecida como a “luta das 8 armas”, que são os dois cotovelos, os dois punhos, os dois joelhos e a combinação das duas canelas e dos dois pés.

Para os pequenos (a partir de 3 anos de idade), sugerimos a aula de Artes Marciais no formato combinado de Judô e Taekwondo, pois nesta idade as crianças estão ainda na fase de exploração e autoconhecimento. Recomendamos o Muay Thai e o JiuJitsu a partir de 6 anos. Quando os alunos são menores, as aulas são mais lúdicas, pois as aulas acompanham o desenvolvimento psicomotor das crianças e a sua capacidade de concentração.

Nas aulas, crianças e adolescentes aprendem muito mais do que os golpes de lutas, aprendendo a fazer atividades em grupo, a ter disciplina, respeito, paciência, autocontrole e resiliência. Além disso, a prática de artes marciais ajuda muito a melhorar a autoestima, principalmente dos adolescentes. Muitos estudos mostram inclusive uma relação positiva entre a prática de artes marciais e a boa forma com que jovens navegam os desafios na vida.

Neste curso livre, os alunos desenvolvem inúmeras habilidades, mas as que gostamos de destacar são:

  • Percepção Corporal: Os movimentos trabalham com a coordenação grossa, fina e global, além de trabalhar a consciência corporal, espacial e temporal

  • Coordenação Motora, Cognição e Condicionamento Físico: A luta aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.

  • Memorização e Foco e Concentração: A luta estimula a cognição, acionando a memória motora, a memória autobiográfica e a habilidade visuoespacial, além de exigir foco para a repetição e aprimoramento contínuo

  • Autonomia e Disciplina: a prática exige disciplina, respeito, paciência, autocontrole e resiliência; o ‘mestre’ passa estes valores em todas as aulas como parte da filosofia das artes marciais

  • Habilidade Social e Emocional: parte da filosofia das artes marciais é respeitar o oponente, o que desenvolve empatia, a humildade e o respeito ao próximo. Além disso, a autoestima é fortalecida a medida que os alunos ganham confiança em si mesmos.

Confira nossa grade de horário para saber quando esta aula é oferecida. Os grupos têm até 10 alunos para que os especialistas trabalhem de perto com o desenvolvimento das habilidades citadas acima de cada aluno.

  • Idade: de 3 a 18 anos – Judô e Taekwondo

  • Idade: de 6 a 18 anos – Jil Jitsu e Muay Thai

Veja também outros cursos que desenvolvem estas habilidades: Ginástica Criativa e Circo, Culinária: Culturas e Sabores; World Exploration; Dança Criativa; Finanças e Empreendedorismo